segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Proibido é não gostar de si mesmo!


Quem nunca teve que consolar um amigo que levou um fora que levante o dedo?
Sim, também é para essas ocasiões que servem os amigos.
Conselho vai, conversa vem E essa amiga me faz uma pergunta, que, confesso. Não soube responder num primeiro momento.
Eis que ela me pergunta:
Não deveria ser proibido gostar de quem não gosta da gente?
Admito que na hora, concordei e disse que sim, que deveria mesmo existir uma lei onde ficaria proibido gostar de quem não nos gosta. Pronto, simples assim,sem choros, sem sofrimento e também sem emoção e crescimento pessoal.
Vocês devem estar pensando, mas essa mulher é masoquista. Onde é que se viu gostar de sofrer por amor? Mas de forma alguma eu disse isso, não interpretem mal, antes de eu explicar os porquês de tal afirmação.
Não deve ser proibido gostar de quem não gosta da gente. Deve sim ser incentivado o autoconhecimento. Carece também, ser desenvolvido desde muito pequeno o amor próprio para a construção de uma boa autoestima, pois o problema não está em gostar de quem não nos valoriza, e sim em nós não nos valorizarmos.
Este, a meu ver é o maior problema do ser humano.
Subestimamos a nossa capacidade o tempo todo, dizendo que nunca seríamos capazes de fazer isto ou aquilo, que a nossa beleza não chega aos pés da Camila Pitanga ou do Brad Pitt, e que está muito abaixo dos padrões ditados pela mídia. Mas venhamos e convenhamos, porque alguém disse você vai acatar? Não desmerecendo a beleza alheia, mas se você se aceitar da forma que você é, e for feliz assim, que se dane a moda, a impressa e o resto da mídia. Você é mais você e ponto final.
Somos frutos de nossas escolhas, somos o que quisermos ser, se soubermos realmente quem somos. E é aqui que mora o perigo, pois a maioria de nós tende a gostar de quem não gosta da gente, porque não sabe exatamente quem é. Ou porque em alguma curva da vida, se perdeu de si mesmo.
Então meus caros, mais uma vez eu repito, se fosse para proibir alguma coisa;
Que fosse proibido não gostar de si mesmo. Porque o outro, bem, nesse caso, o outro, não nos diz respeito.

2 comentários: